SEMIRAMIS – DEDICATO A FRAZZ (1973)

.    Banda obscura e pouco conhecida do progressivo italiano, Semiramis lançou um só disco em 1973 para desgraça dos bolhas de plantão e aficionados pelos bons sons. Falo desgraça porque parece não haver mesmo qualquer outro registro do grupo (se alguém souber de outro, me avisa) e os fãs têm que se contentar com as 7 faixas do disco Dedicato a Frazz… material belíssimo e de qualidade excepcional!

.    Músicos jovens e de raro talento como Michele Zarrillo, guitarrista e vocalista que, apesar de seus 16 anos à época, possuía uma maturidade técnica impressionante para sua idade, impondo riffs calibrados e solos na medida certa. Seu irmão Maurizio Zarrillo é outro que detona, criando seqüências rítmicas cabulosas no piano e sintetizador. Completam o line-up Paolo Faenza (bateria, percussão e vibrafone), Marcello Reddavide (baixo) e Giampiero Artegiani (violões clássico e de 12 cordas e sintetizador), todos moleques na faixa dos 17/18 anos, todos mandando muito bem…

.    O que se ouve é o equilíbrio entre o peso e a leveza, arranjos dissolvidos em esquartejantes quebras de andamento, encaixes precisos de teclados e violões nas linhas harmônicas e intervenções maneiras de vibrafone nas melodias. Destaques para as faixas “La bottega del rigattiere”, “Luna Park”, “Dietro una porta di carta” e “Frazz”, com passagens rítmicas de tirar o fôlego. Uma dica é escutar o disco várias vezes para se acostumar com a sonoridade e complexidade musicais inerentes à obra.

.    Destaque também para a arte gráfica de Gordon Faggetter, presente na capa e capa interna, ilustrando personagens sugeridos nas letras. Se não bastasse ser discoteca básica, tenho que confessar que sou um bolha de sorte: achei o vinil verde… beleza sinfônica tão imponente quanto escutar o hino do Palmeiras no Palestra Itália. Tutti buena gente!

Faixas: 1. La bottega del rigattiere / 2. Luna Park / 3. Uno zoo di vetro / 4. Per un strada affolata / 5. Dietro una porta di carta / 6. Frazz / 7. Clown

Sinister Vinyl Collection:  SEMIRAMIS – DEDICATO A FRAZZ (1973)

SEMIRAMIS – LA BOTTEGA DEL RIGATTIERE

SEMIRAMIS – LUNA PARK

SEMIRAMIS – UNO ZOO DI VETRO

SEMIRAMIS – PER UNA STRADA AFFOLLATA

SEMIRAMIS – DIETRO UNA PORTA DI CARTA

SEMIRAMIS – FRAZZ

SEMIRAMIS – CLOWN

11 respostas a SEMIRAMIS – DEDICATO A FRAZZ (1973)

  1. Paulo Sacarinni diz:

    Baixei esse disco do Semiramis e achei simplesmente sensacional. Não conhecia a banda. O que eu conheço de rock progressivo italiano é relativo a bandas como Le Orme, Banco e PFM. Conhece? Que tal fazer umas resenhas dessas bandas? São muito boas também. O blog tá bem legal, bem diversificado. Parabéns.
    Abraço.

  2. sinistersaladmusikal diz:

    Valeu Paulo. Conheço estas bandas e tenho vários de seus discos. Pode esperar que qualquer hora vai pintar algo destes e de outros grupos progressivos italianos aqui no blog. Pode até demorar, mas uma hora isso vai acontecer. (risos)
    Abraço

  3. HERNANI VALOZ diz:

    GRANDE MARCO – ESTE É SENSACIONAL – TAL QUAL MUSEO ROSENBACH/ZARATUSTRA – OUTRA PEROLA INCONTESTE – SAMIRAMIS É OBRA E PONTO. GRANDES MUSICOS. FAIXAS ESPETACULARES TRABALHADAS COM CONHECIMENTO DE CAUSA –
    VALEU.
    HERNANI VALOZ

  4. sinistersaladmusikal diz:

    Nem me fale, Hernani… Museo Rosenbach e o seu Zarathustra é no mínimo sensacional. Tenho o LP numa edição japonesa que é coisa linda. Gosto bastante das bandas de prog italiano. Qualquer dia eu faço um rapa nas prateleiras, tiro as fotos dos discos e posto aqui no blog.
    Abraço

  5. silvio ricardo ramos noguiera diz:

    Depois de muitos anos de procura…ACHEI este cd….em um sebo aqui em São Paulo, não direi o nome do sebo para não fazer propaganda…rs…e ainda, ao preço de R$ 16,00….! Agora estou dugitando ao som dessa maravilha….

  6. sinistersaladmusikal diz:

    Bela aquisição, Silvio! E o que é melhor: por um precinho pra lá de camarada!
    Qualquer hora vou postar o meu LP verde do Semiramis aqui no Sinister. Quem sabe ainda este ano, quando o Palmeiras for campeão da Copa do Brasil ou do Paulistão… deixa rolar! Por hora, só um recado: VAI PALESTRA!!
    Abraço

  7. […] Semiramis também é uma banda de rock progressivo italiana (pasmem! som maneiríssimo! década de 70) hahahah […]

  8. Engraçado que eu quando era garota cheguei a ver essa capa nas revistas Bizz (colecionava como toda boa amante de rock) mas nunca tinha ouvido, até hoje ! Adorei, valeu!

  9. sinistersaladmusikal diz:

    Semiramis nas páginas da revista Bizz? Caramba, não lembro disso!
    Valeu, querida!🙂

  10. Semiramis – Dedicato a Frazz (1973)

    Banda obscura e pouco conhecida do progressivo italiano, Semiramis lançou um só disco em 1973 para desgraça dos bolhas de plantão e aficionados pelos bons sons…

    Texto: Sinister Salad Musikal.

    http://murodoclassicrock4.blogspot.com.br/2013/10/semiramis-dedicato-frazz-1973.html

  11. sinistersaladmusikal diz:

    Obrigado pelos créditos e pelo link sinistro.
    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: