VASHTI BUNYAN – JUST ANOTHER DIAMOND DAY (1970)

.

    Uma das minhas mais recentes descobertas musicais atende pelo nome de Vashti Bunyan, uma cantora e compositora britânica de voz melancólica e paralisante que propaga uma espécie de “folk glacial” [sic] capaz de gelar a espinha do capeta.

.

    Devo essa ao João Pacheco, um inveterado colecionador de LPs que, aos sábados, comercializa algumas dessas raridades na Praça Benedito Calixto, em São Paulo. Foi lá que adquiri o álbum de estréia da diva folk, o obscuro Just Another Diamond Day, numa reedição americana em vinil com pouquíssimas cópias, só para entusiastas do bom e velho bolachão. O disco original, aliás, foi lançado em 1970 pela gravadora Philips e vale hoje uma pequena fortuna: algo em torno de 2 mil dólares.

.

    Com relação à gravação, não tem muito o que falar: é de uma beleza ímpar. Conta com as maquinações de Joe Boyd, cultuado produtor americano que desenvolveu trabalhos importantes com alguns baluartes da cena folk da época como Nick Drake, Fairport Convention e The Incredible String Band. Um psych-folk do além, trazendo pitadas pop e clima intimista com direito a guitarras folk, banjo, pianinho suave, instrumentos de sopro e cordas, e claro, a voz pura e cativante de Bunyan.

.

    Tem participações de membros do Fairport Convention (Dave Swarbrick e Simon Nicol) e da The Incredible String Band (Robin Williamson), além de arranjos de Robert Kirby (que também trabalhou com Nick Drake). Percebe-se que a garota não estava mal acompanhada nessa empreitada, e para se convencer disso, basta escutar gemas sonoras acústicas do porte de “Diamond Day”, “Lily Pond”, “Timothy Grub”, “Where I Like to Stand”, “Swallow Song”, “Rose Hip November”, “Rainbow River” ou “Jog Along Bess”.

.

.

    Apesar da perfeição dos arranjos, das belas melodias e de todo o gabarito dos envolvidos no projeto, o disco foi um estrondoso fracasso de vendas, sendo malhado impiedosamente pela imprensa musical da época que descreveu as canções de Bunyan como infantis e atacou sua voz, dizendo ser fraca e impotente. Decepcionada, a cantora se retirou de cena e simplesmente sumiu do mapa. Passaria os próximos 30 anos sem dar as caras, dedicando-se única e exclusivamente à família. Com a reedição digital de Just Another Diamond Day, em 2000, foi aos poucos sendo redescoberta pelo pessoal da nova cena folk e, a pedidos, gravou em 2005 seu segundo disco, o festejado Lookaftering. Era o fim de seu exílio artístico.

.

    Em 2007 foi lançada uma compilação dupla de raridades chamada Some Things Just Stick In Your Mind, com singles e demos gravados entre 1964 e 1967, alguns dos quais só encontrados recentemente pelo irmão de Bunyan no sótão de sua casa. A faixa-título, aliás, é uma canção composta por Mick Jagger e Keith Richards e que na época foi lançada por ela, mas o single passou desapercebido, sem nunca ter atingido o sucesso esperado.

.

    Finalmente com o talento reconhecido, Bunyan chega aos 63 anos de idade com o carisma nas alturas. Tanto é verdade que vem sendo incensada pela crítica especializada e por músicos contemporâneos, tendo participado, inclusive, de discos e shows de artistas como Devendra Banhart, Stephen Malkmus (ex-Pavement) e Animal Collective. As últimas informações dão conta que ela está preparando um álbum de inéditas, ainda sem data prevista de lançamento.

.

    Buenas, a dica está dada. Quem curte o estilo folk, tem a obrigação de correr atrás de Just Another Diamond Day antes que passe desta para melhor. Se bem que no céu, os anjos devem escutar essa maravilha direto.

Faixas: 01. Diamond Day / 02. Glow Worms / 03. Lily Pond / 04. Timothy Grub / 05. Where I Like to Stand / 06. Swallow Song / 07. Window Over the Bay / o8. Rose Hip November / 09. Come Wind Come Rain / 10. Hebridean Sun / 11. Rainbow River / 12. Trawlerman’s Song / 13. Jog Along Bess / 14. Iris’s Song for Us / Bônus EP: 01. Love Song / 02. I’d Like to Walk Around in Your Mind / 03. Winter Is Blue / 04. Iris’s Song (Version Two)

.

VASHTI BUNYAN – JUST ANOTHER DIAMOND DAY (1969) [álbum completo]

.

.

VASHTI BUNYAN – DIAMOND DAY

VASHTI BUNYAN – GLOW WORMS

VASHTI BUNYAN – LILY POND

VASHTI BUNYAN – TIMOTHY GRUB

VASHTI BUNYAN – WHERE I LIKE TO STAND

VASHTI BUNYAN – SWALLOW SONG

VASHTI BUNYAN – WINDOW OVER THE BAY

VASHTI BUNYAN – ROSE HIP NOVEMBER

VASHTI BUNYAN – COME WIND COME RAIN

VASHTI BUNYAN – HEBRIDEAN SUN

VASHTI BUNYAN – RAINBOW RIVER

VASHTI BUNYAN – I’D LIKE TO WALK AROUND IN YOUR MIND

VASHTI BUNYAN – WINTER IS BLUE

VASHTI BUNYAN – SOME THINGS JUST STICK IN YOUR MIND

4 respostas a VASHTI BUNYAN – JUST ANOTHER DIAMOND DAY (1970)

  1. Camila diz:

    LINDO LINDO LINDO……..

  2. sinistersaladmusikal diz:

    Demais, né Camila!
    Valeu!

  3. Gustavo diz:

    Olá tudo bom?

    Estava procurando discos da Vashti e caí no seu blog. Por acaso você teria a coletânea “Some Things Just Stick In Your Mind” em mp3? Não acho em lugar algum. Se possível aguardo um contato por email!

    Valeu (:

  4. sinistersaladmusikal diz:

    Fala Gustavo, beleza?
    Cara, eu também não acho essa coletânea nem em cd. Já procurei no Centro de São Paulo umas três vezes e nunca encontrei. Vou dar uma vasculhada na Net e qualquer novidade, te aviso, ok?
    Abração e obrigado pela visita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: