LITTLE JOHN – LITTLE JOHN (1971)

 

 

    Alta rotatividade no segundo e ótimo trabalho do Little John, uma banda de San Francisco que caprichava na metaleira, trazendo arranjos jazzísticos aos seus temas de inclinação pop. Chega a lembrar em muito a sonoridade de outros agrupamentos musicais como o Chicago dos primeiros álbuns e o bom e velho Blood, Sweat & Tears.

 

    O grupo já havia debutado com o álbum Up and Down em 1970, quando foi chamado para auxiliar o engenheiro e produtor musical Roy Halee nos recém-criados estúdios da Columbia Records, em San Francisco. Impressionado com a técnica dos rapazes, Roy (que acumulava trabalhos com Simon and Garfunkel, Byrds, Moby Grape e Blood, Sweat & Tears, entre outros) não teve dúvidas em convocá-los para gravar aquele que seria o primeiro álbum totalmente produzido nas novas instalações da gravadora. O resultado é este disco homônimo formidável, lançado em 1971 pelo selo Epic.

 

    Aqui o combo é reforçado com a chegada de dois novos músicos de sopro, um tecladista e um vocalista. Ao todo, oito excelentes instrumentistas dominando a esfera groove: Germain Wallace (saxofone e flauta), Jon “Chicken” Greg (vocal), Jim Tompkins (trompete e flügelhorn), Richard Lewis (trombone), Lex Silva (baixo), Sal Saccardo (bateria, percussão e vocais), Dan Buttington (órgão, piano e vocal na faixa “Thinking ‘Bout You”) e John Hart (guitarra e vocal), o único inglês da turma. 

 

 

    Um álbum pouco conhecido e que vale a pena ser descoberto. As faixas prediletas são “Feelings Of Delight” (que traz um arranjo de metais primoroso, com direito a bela intervenção de sax de Germain Wallace), “Lady Friend” (onde a voz classuda de Jon Greg passeia pelos arranjos, beneficiados por uma condução perfeita de baixo, batera, teclados e sopros) e a maravilhosa “We” (com a guitarra ultra suingada de John Hard sendo atropelada por um naipe de metais vigoroso).

 

    Outro tema relevante é a suíte “Gremlin’s Lullaby” que alterna a leveza dos arranjos vocais com a volúpia dos metais, criando uma sofisticação sonora admirável. Em meio a composições próprias, o grupo presta homenagem aos bons sons, impondo uma versão fulminante de “Feeling Alright” do Traffic. Novamente a seção de metais rouba a cena, injetando um suingue infalível nas instrumentações.

 

    Uma maravilha que achei em vinil há menos de um ano e que já faz parte da série “grandes aquisições bolhísticas”, se é que vocês me entendem. Achei o link para download, mas é daqueles discos que tem que ter na coleção. Corram atrás desta belezinha que vale a pena. Palavra de bolha! 

 

Faixas: 01. Feelings Of Delight / 02. Lady Friend / 03. We / 04. Turn Your Face To A Smile / 05. Gremlin’s Lullaby: I Intro – II Voices Of Angels – III Pretty Blue Dress / 06. Feeling Alright / 07. Thinking ‘Bout You 

 

SINISTER VINYL COLLECTION: LITTLE JOHN – LITTLE JOHN (1971)

 

TRAFFIC AND FRIENDS – FEELING ALRIGHT

 

4 Responses to LITTLE JOHN – LITTLE JOHN (1971)

  1. beau graham diz:

    this little john album is great do you have their first album up and down by chance????

  2. sinistersaladmusikal diz:

    I also love this album. Unfortunately, the first I have not. Sorry.
    hugs

  3. beau graham diz:

    hey if you are looking for the first album up and down
    redtelephone66 blogsite has it if you need it. can you think of some more obscure brass rock to tell me

  4. sinistersaladmusikal diz:

    Thank you my friend.
    Hugs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: