MELVIN SPARKS – SPARKS (1970)

    Aproveitando o embalo, agora mesmo estou escutando sua maravilhosa estréia como band-leader. O disco Sparks foi lançado em 1970 pela Prestige Blue Note Records e já mostrava com louvor o estilo musical que o guitarrista empregaria em seu trabalho solo: uma combinação ácida de jazz, funk e soul, repleta de grooves dançantes.  

    A banda contava com alguns dos antigos camaradas do liceu e o entrosamento demonstrado neste registro é patente. Estavam presentes nas sessões de gravação os seguintes músicos: Melvin Sparks (guitarra), Leon Spencer (órgão), Idris Muhammad (bateria), Virgil Jones (trompete), Houston Person (sax tenor) e John Manning (sax tenor). Contendo apenas 5 músicas, o álbum apresenta uma concepção harmônica e melódica daquelas, mostrando quem é que domina o pedaço quando o assunto é el groove terrible.  

    Destaque para as versões instrumentais das clássicas “Thank You” de Sly & The Family Stone, “Charlie Brown” dos Coasters e “Spill the Wine” de Eric Burdon & War, com Sparks esmirilhando com sua praticidade e desenvoltura na guitarra e Leon Spencer comprovando ser um organista completo. “I Didn’t Know What Time It Was” e “The Stinker” completam o álbum, evidenciando toda a riqueza técnica de Sparks, que faz improvisos e alterna fraseados maravilhosos, lembrando e muito Grant Green, provavelmente o seu mais imediato precursor. Um primor!  

Faixas: 01. Thank You / 02. I Didn’t Know What Time It Was / 03. Charlie Brown / 04. The Stinker / 05. Spill The Wine  

MELVIN SPARKS – THANK YOU

MELVIN SPARKS – CHARLIE BROWN

THE COASTERS – CHARLIE BROWN

ERIC BURDON & BRIAN AUGER BAND – SPILL THE WINE (CLIQUE DUAS VEZES PARA VER O VÍDEO NO YOUTUBE)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: