EUMIR DEODATO – DEODATO 2 (1973)

   Outra pérola é este Deodato 2, de 1973, sucessor de seu maior trunfo discográfico. Se não fez o mesmo sucesso que o anterior – li não me recordo onde, que esse álbum quase levou a CTI Records à bancarrota. Será? – com certeza não foi por falta de qualidade musical.

    Produzido pelo visionário Creed Taylor, traz Deodato com o prestígio em alta, esmirilhando nos teclados, acompanhado por uma seleção de craques de primeiríssima grandeza. Músicos, inclusive, que já haviam colaborado no premiado Prelude como Stanley Clarke (baixo), Billy Cobham (batera), John Tropea (guitarra), Garnett Brown (trombone), Marvin Stamm (trompete) e Hubert Laws (flauta), dentre outros como Rick Marotta (bateria), John Giulino (baixo) e Joe Temperley (sax), num combo com mais de 30 integrantes. Tá bom ou quer mais?

    A bolacha abre com uma versão inspirada para o clássico dos Moody Blues, “Nights In White Satin”, num instrumental dominado por uma seção rítmica impecável e orquestrações por todos os lados. Tem lá o seu climão sinfônico e intimista na adaptação de “Pavane For A Dead Princess”, de Ravel, mas os arranjos descambam mesmo para a pancadaria ultra suingada. São os casos de “Skyscrapers” (que traz bela intervenção de John Tropea na guitarra e metaleira nervosa no seu encalço), “Rhapsody in Blue” (outra obra clássica com assinatura de Gershwin) e a predileta e explosiva “Super Strut”, composta por Deodato, e que faria até mesmo uma múmia paralítica sair se requebrando de dentro do seu sarcófago.

    O formato digital ainda traz 3 faixas bônus (“Latin Flute”, “Vênus” e “Do It Again”), uma espécie de guloseima extra para deleite dos fãs. Fiquei com água na boca… Qualquer hora posto comentários e links para dowload de outros discos fundamentais deste senhor que atende pelo nome de Eumir Deodato. Grande Deodato! 

Faixas: 01. Nights in White Satin / 02. Pavane for a Dead Princess / 03. Skyscrapers / 04. Super Strut / 05. Rhapsody in Blue

 

 EUMIR DEODATO – NIGHTS IN WHITE SATIN

EUMIR DEODATO – PAVANE FOR A DEAD PRINCESS

EUMIR DEODATO – SKYSCRAPERS

EUMIR DEODATO – SUPER STRUT

EUMIR DEODATO – SUPER STRUT

EUMIR DEODATO – LATIN FLUTE

EUMIR DEODATO – VÊNUS

4 thoughts on “EUMIR DEODATO – DEODATO 2 (1973)

  1. Pingback: Base do Baú – Deodato 2 (1973) « Groove Livre

  2. Pingback: デオダート2(Deodato2)~キンドル(kindle)ではないけれどパウロ・コエーリョの無料ダウンロードについて « 名盤発見

  3. Disco em que saltam linhas melódicas repletas de groove. Linhas essas que fazem com que eu perca a capacidade de concentração no texto: hora reverberam os metais de Skyscrapers, depois o barulho volta nas guitarras de Super Strut, daí lembro dos arranjos, orquestração e teclado suingado do Deodato (em torno de 30 músicos envolvidos no projeto) e fico sempre com a sensação de que texto nenhum é capaz de explicar a grandeza deste trabalho. Os leitores mais assíduos do blog já devem ter percebido a admiração que tenho por este grande instrumentista, maestro e arranjador.
    Portanto, se você quiser saber um pouquinho mais sobre este disco, recomendo o texto deste link: a explicação é um pouco menos apaixonada e bem mais esclarecedora sobre esta masterpiece!

    http://umamusicapordia.blogspot.com/search/label/Eumir%20Deodato

Deixe um comentário