SINISTER VINYL COLLECTION: CILIBRINAS DO ÉDEN – CILIBRINAS DO ÉDEN (1973 / 2008)

Artista: Cilibrinas do Éden

País: Brazil 

Álbum: Cilibrinas do Éden

Ano de gravação / lançamento: 1973 / 2008

Nota: Este bem que poderia ser o primeiro disco de Rita Lee depois de sua saída dos Mutantes, mas é na verdade um registro que nunca foi lançado oficialmente. Gravado ao vivo no estúdio Eldorado/SP em dezembro de 1973, o álbum que deveria se chamar Tutti-Frutti (nome que também batizou a banda de apoio de Rita Lee) teve por duas vezes o projeto de lançamento abortado.

O surgimento deste Cilibrinas do Éden (nome adotado pela dupla Rita Lee e Lúcia Turnbull, um ano antes de registrar as faixas deste play) só foi possível graças à iniciativa de um grupo de brasileiros que moram na Europa. Ao que parece, o disco foi prensado em 2008, na Espanha, por uma obscura gravadora chamada Nosmokerecords.

Trata-se de uma edição pirata, mas pra lá de caprichada. Foram produzidas apenas 1000 cópias, sendo 500 em CD e outras 500 em vinil de 180 gramas. Tudo aqui tem o carimbo bucaneiro de qualidade – desde o selo “original” da Philips, passando pela ordem e quantidade das músicas, além da linda capa com traços psicodélicos.

Entre faixas obscuras, podemos encontrar clássicos do mundo bolha como a primeira gravação de “Mamãe Natureza” (faixa reaproveitada no disco Atrás do Porto tem uma Cidade, de 1974) e o bônus “Mande um Abraço para a Velha” com os Mutantes (que saiu apenas em um compacto do 7° Festival Internacional da Canção, em 1972).

Descolei esta belezinha discográfica numa dessas feiras do vinil que acontecem na Av. Paulista, em Sampa. Na época paguei 200 pilas; hoje não se acha outro LP desses por menos de 400 mangos. Caso não surjam reedições, a tendência no “mercado bolha” é que o preço dele aumente consideravelmente com o passar dos anos. Tô falando que vida de bolha não é nada, nada fácil… Castiga!

Músicos: Rita Lee (vocal e percussão), Lúcia Turnbull (guitarra, violão e vocal), Luís Sérgio Carlini (guitarra e violão), Lee Marcucci (baixo) e Emilson Colantonio (bateria).

Produção: Liminha [Arnolpho Lima Filho]

Ilustração da capa: sem créditos

Gênero: Rock / Rock Psicodélico / Rock Progressivo / Rock Experimental / Pop Psicodélico / MPB / Movimento Tropicalista

Gravadora: Nosmokerecords /Selo fantasma: Philips / 8025 658 (vinil 180 gramas)

Prensagem: Spain 

Lado A: 01. Cilibrinas do Éden / 02. Festival Divino / 03. Bad Trip (Ainda Bem) / 04. Vamos Voltar ao Princípio Porque Lá é o Fim / 05. Paixão da Minha Existência Atribulada / 06. Gente Fina é Outra Coisa

Lado B: 01. Nessas Alturas dos Acontecimentos / 02. E Você Ainda Duvida? / 03. Minha Fama de Mau / 04. Mamãe Natureza / 05. Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Minha Vida (com Os Mutantes – out take, 1972) / 06. Mande um Abraço para a Velha (com Os Mutantes, 1972)

CILIBRINAS DO ÉDEN – CILIBRINAS DO ÉDEN (1973) [álbum completo]

CILIBRINAS DO ÉDEN – FESTIVAL DIVINO

CILIBRINAS DO ÉDEN – BAD TRIP (AINDA BEM)

CILIBRINAS DO ÉDEN – PAIXÃO DA MINHA EXISTÊNCIA ATRIBULADA

CILIBRINAS DO ÉDEN – GENTE FINA É OUTRA COISA

CILIBRINAS DO ÉDEN – NESSAS ALTURAS DO ACONTECIMENTO

CILIBRINAS DO ÉDEN – E VOCÊ AINDA DUVIDA?

CILIBRINAS DO ÉDEN – MINHA FAMA DE MAU

CILIBRINAS DO ÉDEN – MAMÃE NATUREZA

RITA LEE & OS MUTANTES – HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA MINHA VIDA

OS MUTANTES – MANDE UM ABRAÇO PARA A VELHA

10 thoughts on “SINISTER VINYL COLLECTION: CILIBRINAS DO ÉDEN – CILIBRINAS DO ÉDEN (1973 / 2008)

  1. Bacana demais saber que tem fãs pelo mundo que se importam em por na praça bons materiais de grandes nomes como Rita Lee. Mas como descrito acima, o disco é a estréia que não houve de Rita Lee & Tutti Frutti. A dupla Cilibrinas do Éden durou apenas uma apresentação de Rita Lee & Lúcia Turnbull (Voz e Violão). Aqui temos uma deliciosa estréia de Rita Lee & Tutti Frutti sim, e com Lúcia junto, que é ótimo. Os bonus são bons demais…como preciosidade mas se fosse o disco em questão original não fariam sentido …mas é Rita Lee e tá valendo tudo.

  2. É verdade, Artur. Um salve, salve dos bolhas de plantão àqueles que tiveram as manhas de colocar esse material raro na praça. Seria um pecado músicas como “Festival Divino”, “Bad Trip (Ainda Bem)”, “Vamos Voltar ao Princípio Porque Lá é o Fim” e “Paixão da Minha Existência Atribulada”, por exemplo, ficarem perdidas nos porões da gravadora Philips.
    E você disse bem: se é Rita Lee, então tá valendo tudo.
    É isso aí, brother! Valeu pelo comentário.
    Abraço

  3. Este falta aqui em casa, rs.
    Quando achar um dando sopa por ai, me avise Marcão.
    Excelente disco!

  4. Fala Pedrão!
    Só por curiosidade, fui consultar o Mercado Livre, e lá tem um CD do Cilibrinas do Éden à venda por módicos 349 reais. Ô loco, meu!
    Mas pode deixar que se eu topar com outra edição dessas em vinil, te aviso. Quanto você está disposto a pagar no play?

  5. Sensacional, meu velho!!! Bom de passar por aqui é que, além da sonzera da melhor qualidade ainda temos essas pitadas históricas…Valeu muito!!!
    Abs,
    Tui

  6. Grande Tuí!
    Sinister Salad Musikal também é cultura, meu chapa! Castiga! hehe
    Abração

  7. Marcão, até uns 300 eu pagaria em um em excelente estado…
    Fiquei sabendo que em breve sairá uma reedição do Flaviola tb..
    Grande abraço!

  8. Beleza, Pedrão! Se eu topar com outro play do Cilibrinas, eu te aviso.
    O LP do Flaviola e o Bando do Sol eu quero o original. Já encontrei o disco à venda algumas vezes, mas sempre com o preço nas alturas. Um dia ainda cato essa raridade pra minha coleção, nem que eu tenha que penhorar um rim hehe.
    Abração

  9. As Cilibrinas do Éden

    As Cilibrinas do Éden foi o nome escolhido para um efêmero conjunto musical formado por Lúcia Turnbull e Rita Lee, quando esta última deixou Os Mutantes. Este conjunto acabou sendo o embrião do Tutti Frutti, que a acompanhou em seus maiores sucessos. […]

    Imagens referentes a As Cilibrinas do Éden

    Cilibrinas do Éden | Sinister Salad Musikal’s Weblog

    http://pt.cyclopaedia.net/wiki/As-Cilibrinas-do-Eden

Deixe um comentário