PINK FAIRIES – NEVER NEVER LAND (1971)

    Formado em 1970 e punk antes do tempo, o Pink Fairies foi um dos mais ativos grupos da cena underground de Londres, ao lado de conterrâneos como Hawkwind e Edgar Broughton Band. A formação inicial era composta pelo canadense Paul Rudolph (guitarra e vocais), Duncan Sanderson (baixo) e Russell Hunter (bateria) – todos ex-integrantes doThe Deviants, um combo anárquico inglês liderado pelo músico e jornalista Mick Farren. Completava o quarteto o baterista e vocalista John Alder, mais conhecido como Twink, e que já havia tocado nas bandas Tomorrow e Pretty Things. A fase áurea da banda está registrada nos três discos de estúdio gravados na década de 70 e lançados pela Polydor Records.

 

    O debut é justamente este Never Never Land de 1971 e que vinha embalado em uma capa maravilhosa – um desenho que ilustra os quatro integrantes da banda, representados por quatro gnomos sentados no topo de um planeta, observando o espaço sideral. Em vinil é coisa linda! O design do álbum é uma contribuição da dupla Pennie Smith e Tony Vesely. Com produção conjunta dos Fairies e Neil Slaven, o disco obteve excelente recepção dentro do circuito alternativo, sendo aclamado não só por universitários londrinos, como também por hippies e junkies de plantão, que automaticamente se identificaram com o espírito freak do quarteto. No entanto, a banda nunca alcançou as grandes massas e com o passar dos anos, a sua música foi jogada no pântano das obscuridades musicais.

 

    Sonzeira mesclando toques ácidos de psicodelia com um hard rock vigoroso, vocais rudes e um instrumental arrojado, sujo e malvado, com direito a riffs ganchudos e climas viajantes em algumas das canções. A viagem sonora começa em clima acústico (na versão em vinil) com a introdução de “Do It”mas o tema logo descamba para um som agressivo, com solos de guitarra chapantes a cargo de Paul Rudolph. Um clássico da banda que proclama a anarquia ampla, geral e irrestrita e que inspirou uma geração de ícones do punk rock – entre eles, John Lydon do Sex Pistols. 

 

Pink Fairies em 1970: anarquizando a cena underground de Londres

.

    Outros petardos são as faixas “Say You Love Me” (um energético hard rock conduzido por uma guitarra de timbre sujo e selvagem), “Teenage Rebel” (seção rítmica acelerada, com direito a guitarras nervosas e solo de batera no final) e a fantástica “Uncle Harry’s Last Freak-Out”, trazendo mais de 10 minutos de embate sonoro com guitarras distorcidas e efeitos wah-wah. Uma pegada que lembra o som visceral produzido em Detroit por bandas como Stooges e MC5. 

.

    Há espaço também para climas de calmaria lisérgica como mostram as faixas “Heavenly Man” (impossível não associar esse som com aquele praticado pelo Pink Floyd), “War Girl” (composição avassaladora, moldando uma atmosfera cósmica com ecos de “Black Magic Woman” de Peter Green), “Track One, Side Two”, “Never Never Land” e The Dream Is Just Beginning”, todas com belos instrumentais.

 

    Uma ótima estréia, remasterizada e lançada em formato digital, com 4 ou 6 músicas adicionais, dependendo da edição. Além do vinil, tenho uma versão inglesa em cd (tiragem de 500 cópias) com 6 faixas bônus. Destaques para o single “The Snake” (que foi lançado em compacto junto com “Do It” antes da estréia em LP e, inexplicavelmente, subtraído da edição original), “People Call You Crazy” (que trama uma levada de harmônica e vocal com resquícios de Captain Beefhearth) e a maravilhosa “Trouble Coming Everyday”, que segue o rastro de “Trouble Every Day” de Frank Zappa – certamente, uma das influências da trupe. Enfim, um play que não pode faltar em nenhuma coleção que se preze.

 

Faixas: 01. Do It / 02. Heavenly Man / 03. Say You Love Me / 04. War Girl / 05. Never Never Land / 06. Track One, Side Two / 07. Thor / 08. Teenage Rebel / 09. Uncle Harry’s Last Freak-Out / 10. The Dream Is Just Beginning / Bônus: 11. The Snake (Single Version) / 12. Well, Well, Well / 13. Trouble Coming Everyday / 14. Broken Statue / 15. People Call You Crazy / 16. Do It (Single Version)

.

PINK FAIRIES – DO IT

.

PINK FAIRIES – HEAVENLY MAN

PINK FAIRIES – SAY YOU LOVE ME

PINK FAIRIES – WAR GIRL

PINK FAIRIES – NEVER NEVER LAND

PINK FAIRIES – TRACK ONE, SIDE TWO

PINK FAIRIES – THOR

PINK FAIRIES – UNCLE HARRY’S LAST FREAK-OUT

PINK FAIRIES – THE DREAM IS JUST BEGINNING

PINK FAIRIES – THE SNAKE

PINK FAIRIES – BROKEN STATUE

PINK FAIRIES –  MARCHING DRUM BAND (1971)

14 thoughts on “PINK FAIRIES – NEVER NEVER LAND (1971)

  1. Oi Marco, tudo bem?

    Antes de tudo, parabéns pelo blog e pelo conhecimento musical tão diversificado.

    Moro em Ribeirão Preto e estou começando minha coleção de discos de vinil. Queria saber quais são os points para compra de discos na capital e se é difícil achar estes discos dos Pink Fairies na cidade.

    E parabéns pela coleção maravilhosa que você tem.
    Um grande abraço.

  2. Opa Julio, beleza man? Obrigado pelos elogios.
    Velhão, por aqui, o Centro de São Paulo é um excelente lugar para se comprar LPs. Além da famosa Galerias (de lojas como a Baratos Afins, Music House, Medusa Records, Aqualung, entre tantas outras), tem outra chamada Galeria Nova Barão (numa travessa da Barão de Itapetininga, próxima ao Viaduto do Chá) com uma porrada de lojas excelentes como a Vinil 7, Big Papa Records, Blue Sonic, a loja do Paulão… Fora a Ventania, Faunus Discos, a Zoyd e tantas outras localizadas ali no Centro, em outras galerias. Acho que na Zoyd ou na Blue Sonic dá pra achar estes discos dos Fairies, ou no mínimo encomendá-los. Outra ótima pedida é a Feira da Praça Benedito Calixto aos sábados. Procure as barracas do João Pacheco e do Diaz, recheadas de raridades. E tem mais uma pancada de lojas espalhadas pela city. Pra entrar em falência, é só seguir este percurso… castiga!!

  3. Thank you. Pink Fairies is a great band. Feel free to post your opinions. This is our blog.

  4. This article PINK FAIRIES – NEVER NEVER LAND (1971) Sinister Salad Musikal's Weblog is really interesting, You are a very skilled blogger. I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more of your fantastic post. Also, I’ve shared your website in my social networks!

Deixe um comentário