PINK FAIRIES – WHAT A BUNCH OF SWEETIES (1972)

    Logo após a gravação do primeiro álbum, o Pink Fairies participou do festival Glastonbury, em junho de 1971, com um elenco formado por David Bowie, Gong, Quintessence, Melanie, The Edgar Broughton Band, Terry Reid, Traffic, Hawkwind, Arthur Brown, Brinsley Schwarz, Fairport Convention e Family. Em 1972, o músico Twink resolve abandonar a banda para formar o obscuro Stars ao lado de ninguém menos que Syd Barrett, ex-líder do Pink Floyd. Um projeto que depois de poucas apresentações, logo foi abortado.

 

    No mesmo ano era lançado o LP What a Bunch of Sweeties, segundo registro dos Fairies, contando com a força do trio remanescente (Paul, Sandy e Russell) e mais a participação do guitarrista Trevor Burton (ex-The Move) nas faixas “Right On, Fight On” e “Portobello Shuffle”. Dos três discos gravados em estúdio na década de 70, este talvez seja o mais desconhecido da trupe. Eu mesmo só consegui o vinil há pouco tempo e confesso que ainda estou absorvendo o espírito freak da gravação. Mas já deu para perceber que a sonoridade agressiva, dinâmica e divinamente tosca, permanece a milhão.

 

    Nada mais que uma odisséia pelas vias da anarquia sonora, letras sacanas, levadas quase heavy e total apologia às drogas. A foto de capa mostra uma coleção lisérgica, reunindo bottons de diversas bandas (Grateful Dead, Canned Heat, Jimi Hendrix Experience…), várias insígnias (em uma delas lê-se “Eu sou um inimigo do Estado”), cachimbos artesanais para fumar maconha, muitas pílulas, comprimidos, bugigangas e um baseado no meio disso tudo. Junkie total!

 

    A capa interna contém uma história em quadrinhos absolutamente freak – uma espécie de conto hippie acerca da natureza, envolvendo bichos e frutas, onde os membros da banda são apresentados como animais-músicos. Bizarro! A arte gráfica e as fotos do álbum, ficam por conta de Edward Barker e Pennie Smith – para quem não sabe, a mesma fotógrafa que clicou Paul Simonon estraçalhando seu baixo elétrico durante um show da banda britânica de punk rock The Clash. A foto está imortalizada na capa do lendário álbum London Calling.

 

O guitarrista Paul Rudolph nos tempos de Pink Fairies 

 

    What a Bunch of Sweeties em sua edição original, trazia 8 faixas adrenalíticas, imundice sonora escorrendo pelos sulcos do vinil e produção tosca com assinatura da banda. O álbum começa com um telefonema enigmático, servindo de introdução para o peso e a psicodelia de “Right On, Fight On”que emana timbres e solos guitarrísticos faiscantes. Outras cacetadas sonoras são “Portobello Shuffle” (hard-rock sensacional e guitarra com timbres de outro planeta) e “Marilyn” (com solos insanos de batera e guitarra, detonando uma explosão de decibéis).

 

    Tem ainda “The Pigs of Uranus”, cuja letra foi retirada de uma HQ do cartunista americano Gilbert Shelton, criador dos lendários Freak Brothers. Um raro momento country rock dos Fairies, que parecem tocar seus instrumentos diretamente de uma fazenda de outra galáxia. “I Went Up, I Went Down” é a única balada do disco e chega para dar uma tranqüilizada no ambiente sonoro. “X-Ray” traz um ritmo mais funkeado, temperado com guitarras wah-wah e uma cozinha consistente.

 

    Outros destaques são as versões para “I Saw Her Standing There” dos Beatles (onde é dado um tratamento quase New York Dolls à canção, com muito peso e guitarras distorcidas) e “Walk Don’t Run” dos Ventures (um clássico revisitado de forma surpreendente, com seus 9 minutos de instrumental insano, guitarras saturadas e condução rítmica acelerada). Um disco com uma dose generosa de humor nas composições e muita vitalidade nas instrumentações.  

 

Faixas: 01. Right On, Fight On / 02. Portobello Shuffle / 03. Marilyn / 04. The Pigs of Uranus / 05. Walk Don’t Run / 06. I Went Up, I Went Down / 07. X-Ray / 08. I Saw Her Standing There / Bônus: 09. Going Down / 10. Going Down (Previously Unreleased) / 11. Walk Don’t Run (First Version)

 

PINK FAIRIES – RIGHT ON, FIGHT ON

 

 

PINK FAIRIES – PORTOBELLO SHUFFLE

 

PINK FAIRIES – MARILYN

PINK FAIRIES – WALK DON’T RUN

PINK FAIRIES – I WENT UP, I WENT DOWN

PINK FAIRIES – X-RAY

PINK FAIRIES – I SAW HER STANDING THERE

PINK FAIRIES – GOING DOWN

2 thoughts on “PINK FAIRIES – WHAT A BUNCH OF SWEETIES (1972)

Deixe um comentário